top of page
JMJ_VPrincipal.png

História do Grupo de Jovens da Sé nas Jornadas Mundias da Juventude

Não sabendo a data certa da nossa formação, mas tendo idade superior ao número de anos dos membros atuais do grupo, podemos  dizer que a Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, 1989, é a atividade mais antiga de que temos registo no nosso arquivo foto-histórico, e foi nela que encontramos o nosso propósito, pelo desafio proposto por João Paulo II, para sermos testemunhas de Cristo no mundo, “concretamente junto dos outros jovens”. Desde então participamos em todas as JMJ, que decorreram no continente europeu, e este desafio proposto tornou-se a nossa missão, que tem passado de geração em geração, e que hoje em dia a sentimos como se fosse o nosso ADN. 

Temos como principais atividades a catequese das crianças e dos adolescentes, não descorando a nossa formação cristã (salientando aqui a reunião semanal de reflexão e oração), a animação litúrgica na Comunidade Paroquial da Sé, a participação nos momentos festivos, de maior significado como o Natal, e Páscoa a ações socio-caritativas. A pedido, realizamos também a animação litúrgica de casamentos, batizados e outras celebrações eucarísticas, e utilizamos os donativos angariados como forma de financiar as nossas atividades de formação e de apoiar a ação socio-caritativa da nossa Paróquia.

Para todos os que um dia foram membros ativos do nosso grupo, e que desde 1989 contribuíram para esta missão, deixamos uma mensagem: "Não tenhais medo de ser santos! - Uma vez GJS, GJS sempre"

bottom of page